O que comer para emagrecer- simples e rápido
Clinica de Nutrição – Nutricionista Juliana Dragone
O que comer para emagrecer é uma pergunta muito comum. A nutricionista Juliana Dragone da dicas do que comer para emagrecer com saúde.
Os regimes para emagrecer que encorajavam as pessoas a comer alimentos com pouca ou nenhuma gordura, mas com carboidratos, foram populares durante as décadas de 80 e 90. Esses regimes orientavam as pessoas a comerem menos alimentos com pouco valor nutricional (“junk food”) e lanches com doces e, ao invés disso, optar com comidas ricas em fibras e com poucas calorias como frutas e vegetais.
Os minerais e as vitaminas que não podem faltar no seu prato são:
- Magnésio: esse é o grande responsável por quase todo o funcionamento do nosso organismo. Se você anda sentindo-se sem energia, com raciocínio lento, pode apostar que alimentos fontes de magnésio irão ajudá-lo. No quesito emagrecer ele é um importante aliado. Ele ajuda na interação da insulina com seus receptores. Vamos imaginar que esses receptores são as fechaduras das portas e a insulina é a chave. O magnésio ajuda a chave entrar na fechadura. Com essa ligação a insulina faz o seu papel de colocar o açúcar dentro da célula e assim o corpo tem energia para funcionar. O magnésio ajuda também na prevenção do acúmulo de gordura na região abdominal. Ou seja, ele é o nosso importante aliado contra a gordurinha abdominal tão indesejada. Nós encontramos o magnésio no tão menosprezado arroz integral, tofu, farelo de trigo, soja, aveia, semente de abóbora, amendoas, avelã, entre outros.
- Cálcio: Há muito tempo que os artigos científicos comprovam que pessoas que consomem cálcio adequadamente apresentam uma perda de peso melhor do que pessoas que simplesmente esquecem dele. Não sabemos ainda exatamente o mecanismo, mas esse mineral age na queima de gordura dentro da própria célula de gordura. Boas fontes de cálcio são os vegetais verde-escuros, leite e derivados, grãos, peixes, castanhas.
- Ferro: muitas pessoas só lembram do ferro quando estão com anemia. Mas o consumo inadequado de ferro diário (comer menos do que o recomendado para todos os dias, mesmo antes de chegar a ter uma anemia) colabora para o ganho de peso e acúmulo de gordura abdominal (barriga). Quem diria hein. Fontes de ferro são as carnes, vegetais verde- escuros, grãos.
As vitaminas:
- Vitamina A: Esta vitamina é uma das mais importantes no emagrecimento. Ela age nos genes do nosso DNA, que formam as células de gordura, regulando a quantidade produzida. Na ausência da vitamina A, as células de gorduras são mais produzidas e as já existentes aumentam de tamanho e vivem por mais tempo. É a vitamina A que estimula o hormônio da saciedade (leptina). Sem a leptina fica aquela sensação de fome o tempo todo. Fontes: são os pimentões vermelhos e amarelos, abóbora, manga, mamão, cenoura (tudo que tem a coloração alaranjada).
- Vitamina D: ela ajuda no equilíbrio do açúcar por colaborar com os agentes formadores da insulina, que captam o açúcar no sangue. Fontes: ovo, salmão, atum, e fora da alimentação o sol matinal.
- Todas as vitaminas do complexo B também ajudam no controle de peso por fazerem o metabolismo (energia que gastamos para viver) funcionar adequadamente.
Estas foram recomendações sobre o que comer para emagrecer.