Nutricionista especialista em bariatrica - SP
Para uma recuperação adequada, após a cirurgia é fundamental que o paciente cuide da sua alimentação com uma dieta especial. Sugiro aos meus pacientes que as dietas pós cirurgia sejam divididas em 4 fases, sendo uma por mês, conforme abaixo:
- 1 mês: dieta liquida (isotônicos, chás, iogurtes, leite, sopas, caldos, sucos, etc.);
- 2 mês: dieta pastosa (sopa creme, arroz papa, purês, etc.);
- 3 mês: dieta branda (caldos de leguminosas, arroz, verduras, carne cozidas, etc.);
- 4 mês: dieta geral.
Durante a consulta dou algumas dicas importantes para que a recuperação ocorra da melhor forma possível.
Quem pode operar? O laudo nutricional ...
Para que um paciente com obesidade faça a cirurgia bariátrica é preciso obter um laudo técnico para a bariátrica emitido por um nutricionista especializado, algumas condições mínimas devem estar presentes no caso para que a emissão deste documento ocorra, conforme abaixo:
- Idade: Na maioria das vezes, as idades limites para se submeter à cirurgia bariátrica estão entre 18 e 65 anos.
- IMC (Índice de Massa Corporal): As indicações para cirurgia bariátrica são feitas quando o IMC (peso em Kg / altura em metros ao quadrado) está acima de 40. No caso de o paciente apresentar alguma doença relacionada com obesidade, que são chamadas de comorbidades (hipertensão, diabetes, artrite…) o IMC necessário para ser indicada a cirurgia é de 35.
- Exames médicos: É preciso que os exames que são realizados antes da operação mostrem que o paciente poderá ser operado com o mínimo de risco. Se houver alguma alteração, o paciente deverá ser tratado do problema antes da cirurgia.
- Escolha do hospital e da equipe medica: É preciso que o paciente possa ser operado pela equipe médica (geralmente 3 cirurgiões, 2 anestesistas e um instrumentador) em hospital que esteja aparelhado para o tratamento de pessoas com obesidade mórbida.
Se o paciente estiver apto, de acordo com recomendações pré estabelecidas pelo CFN (RECOMENDAÇÃO Nº 007, DE 03 DE AGOSTO DE 2016), para operar a nutricionista irá gerar e emitir uma carta / laudo de obesidade para a cirurgia, para que o paciente apresente ao médico / hospital.
É muito importante que o paciente tenha pleno conhecimento de como funciona a cirurgia, tanto no pré quanto no pós cirúrgico no sentido de estar com as expectativas pessoais bem alinhadas com os resultados do procedimento. Clique e entre em contato com a nutricionista juliana.
Entre em contato e agende sua consulta:
Posts relacionados:
Cirurgia Bariátrica – Cuidados com dieta pós-operatório
Cuidados com a nutrição no processo após a cirurgia bariátrica A terapia nutricional mais importante é, sem dúvida, a pós-cirúrgica, permitindo a manutenção de um estado nutricional adequado durante a perda de peso. A alimentação deve evoluir gradativamente de acordo com a tolerância de cada um. E essa evolução da dieta ocorre normalmente em quatro estágios: Primeiro mês: Somente ingestão de líquidos, respeitando uma dieta líquida completa com alimentos que se liquidifiquem à temperatura corporal; Segundo mês: Evolução para a dieta pastosa incluindo refeições com consistência semelhante à de purê, sempre respeitando seu limite de pequenas quantidades. Por exemplo, os alimentos prontos
Nutricionista para dieta pré e pós cirurgia bariátrica e emissão de carta ou laudo de obesidade nutricional
Nutricionista especialista em bariatrica – SP Para uma recuperação adequada, após a cirurgia é fundamental que o paciente cuide da sua alimentação com uma dieta especial. Sugiro aos meus pacientes que as dietas pós cirurgia sejam divididas em 4 fases, sendo uma por mês, conforme abaixo: 1 mês: dieta liquida (isotônicos, chás, iogurtes, leite, sopas, caldos, sucos, etc.); 2 mês: dieta pastosa (sopa creme, arroz papa, purês, etc.); 3 mês: dieta branda (caldos de leguminosas, arroz, verduras, carne cozidas, etc.); 4 mês: dieta geral. Durante a consulta dou algumas dicas importantes para que a recuperação ocorra da melhor forma possível.