Dieta jejum intermitente – O que é? Como fazer? Benefícios?
O que é a dieta do jejum intermitente?
Por definição, é um regime alimentar caracterizado pela alternância entre períodos de alimentação e jejum que podem variam
Como fazer? O tipo de regime de jejum mais conhecido e solicitado hoje em dia é o de 16 horas (16h), neste caso o paciente fica 16 horas em jejum absoluto e nas próximas 8 horas (8h) ele faz a janela de alimentação respeitando a dieta elaborada pela nutricionista com um cardápio específico e personalizado.
Podem ser ingeridos durante o período de jejum: água, café e chá sem açúcar. No entanto, em casos onde surja fome mais severa, 1 copo de suco natural sem açúcar poderá ser consumido.
Para que o paciente consiga emagrecer de maneira saudável e rápida deve fazer uma dieta intermitente reduzida em carboidratos (low carb) e cortar os açúcares e os adoçantes e aumentar as gorduras saudáveis e hortaliças, de uma forma bem variada e colorida diariamente. Se o paciente comer o que der na telha, ou seja, não seguir as orientações irá engordar mais e aumentar as suas taxas de insulina, pressão, colesterol e triglicérides.
A nutricionista clínica orienta sobre os benefícios do jejum intermitente: melhora a auto-estima, mais disposição para fazer as tarefas diárias, controlam os índices sanguíneos de insulina, colesterol, triglicérides e pressão arterial, reduz gordura visceral, promove a rápida perda de peso, redução de tumores e diminui a adrenalina do dia.
Contra indicação: Para os idosos, crianças, adolescentes, diabéticos, gestantes e lactantes não recomendo adesão a esta dieta.
É possível adaptar a dieta de acordo com a característica do paciente, por exemplo, algumas formas de planejar um jejum intermitente:
12-12 = 12 horas de jejum e 12 horas de alimentação;
14-10 = 14 hortas de jejum e 10 horas de alimentação;
24 h = 24 h de jejum.