Nutricionista Juliana – Nutrição Clínica, Funcional e Dietética

Pessoas que estão passando pelo tratamento do câncer necessitam de cuidados especiais na alimentação do dia a dia. Os mais comuns estão abaixo:

 Alimentação leve (fácil digestão)
 Evitar alimentos lácteos, alimentos ácidos e sucos de fruta ácida
 Não oferecer alimentos que causem repulsa
 Evitar odores que causem repulsa
 Comer devagar, mastigar bem os alimentos
 Fracionar a alimentação
 Evitar líquidos com as refeições
 Não deitar após as refeições
 Evitar alimentos gordurosos
 Dar preferência a alimentos gelados e/ou temperatura ambiente
 Salgados / doces
 Evitar alimentos fermentativos
 Higiene bucal

O que deve ser evitado por pacientes oncológicos:

A ingestão de gordura saturada pode alterar os níveis de hormônio no sangue, aumentando o risco da doença.
Peixe cru, Alguns tipos de alimentos, se consumidos regularmente durante um longo período, parecem fornecer o tipo de ambiente que uma célula cancerosa necessita para crescer, se multiplicar e se disseminar. Esses alimentos devem ser evitados ou ingeridos com moderação. Neste grupo estão incluídos os alimentos ricos em gorduras, tais como carnes vermelhas, frituras, molhos com maionese, leite integral e derivada gordurosos do leite, bacon, presunto, salsichas etc.
Há vários estudos que associam a dieta rica em gordura, principalmente a saturada, com um maior risco de se desenvolver o câncer, principalmente em países do Ocidente, onde o consumo de alimentos ricos em gordura é alto.

Os alimentos que podem amenizar ou prevenir os efeitos colaterais de alguns tipos de tratamento, como o caso da quimioterapia e radioterapia:

Boca seca = usar saliva artificial
Mucosite = sorvetes, Milk shakes, vitaminas e iogurtes
Prisão de ventre = Aumente a ingestão de fibras e líquidos.
Diarréia = água de coco, suco de maçã ou limão.
Evitar ofertar os alimentos em temperaturas extremas, ou seja, o ideal é temperatura ambiente.

Seguem abaixo alguns alimentos e as suas respectivas funções:

– Grãos: regulação do transito intestinal reduzindo assim a absorção de colesterol e glicose, além de mesmo ajudar no tratamento e na prevenção de diabetes, constipação intestinal e triglicérides e colesterol alto.

– Frutas e Vegetais: contêm ingredientes capazes de nutrir e também prevenir ou reduzir o risco de doenças não transmissíveis, tais como as cardiovasculares, alguns tipos de cânceres, diabetes, entre outras.

– Carne branca (Peixes, Aves, Ovos): é fonte de vitaminas do complexo B, principalmente, B2, B12 e B6. Útil na formação da hemoglobina.

– Carne vermelha magra é um alimento rico em nutrientes, com substâncias fundamentais para o crescimento e desenvolvimento humano. É o alimento que contém a maior quantidade de ferro, importante para a prevenção de anemia, principalmente nos grupos de risco: crianças, gestantes e idosos em geral.

– Queijos magros e derivados de leite desnatados e lights: são fonte de cálcio. Mantendo o esqueleto saudável.